[CURIOSIDADE] A Temporada Londrina

By Robet Alexander Hillingford, 
The Duchess of Richmond's Ball


Em todos os romances de época que lemos, especialmente aqueles cuja história se passa entre os séculos 18 e 19, ouvimos falar sobre a TEMPORADA (em inglês, Season), ainda que os personagens centrais não possam ou queiram participar dela.
Apesar do nome original ser o mesmo para a palavra "Estação", em relação às estações do ano, aqui, Season ou Temporada se refere ao período em que a Alta Sociedade se encontrava em Londres para aproveitar a época de bailes, soirées e espetáculos.

A origem disso se deve, na verdade, ao Parlamento.
Enquando os nobres precisavam estar presentes em Londres para as sessões parlamentares, onde votavam os principais aspectos na administração do país, suas famílias passavam o tempo divertindo-se, na comunhão da companhia umas das outras.

As datas da reunião do Parlamento variavam de ano para ano. Abaixo, algumas datas em que os parlamentares se reuniram:

1 de novembro de 1810 a 24 de julho de 1811
7 de janeiro de 1812 a 30 de julho de 1812

Eleições gerais: 5 de outubro a 10 de novembro de 1812

24 de novembro de 1812 a 22 de julho de 1813
4 de novembro de 1813 a 30 de julho de 1814
8 de novembro de 1814 a 12 de julho de 1815
1 de fevereiro de 1816 a 2 de julho de 1816
28 de janeiro de 1817 a 12 de julho de 1817
27 de janeiro de 1818 a 10 de junho de 1818

Eleições gerais: de 15 de junho a 25 de julho de 1818

14 janeiro 1819 a 13 julho 1819, antes do massacre de Peterloo em 16 agosto 1819
23 de novembro de 1819 a 28 de fevereiro de 1820 (sessão especial por causa do massacre, mas terminando cedo por causa da morte de George III)

Eleições gerais: de 6 de março a 14 de abril de 1820

21 de abril a 23 de novembro de 1820 (incluindo uma sessão especial a partir da terceira semana de agosto para o julgamento da rainha Caroline).


Nos períodos de Outono e Inverno (entre setembro e março), as viagens de carruagens tornavam-se impraticáveis por causa das condições das estradas de terra. No entanto, mais ou menos após a época da Páscoa, a Sociedade estava pronta para viajar à capital.
Os Membros do Parlamento, também chamados de Deputados, após a Páscoa, costumavam trazer suas famílias, especialmente se tinham filhos e/ou filhas em idade de casar, para participar no que era muitas vezes referido como o "Mercado Matrimonial".

Apesar de parecer assim, o foco não era sempre encontrar um cônjuge. Algumas famílias simplesmente vinham para encontrar velhos conhecidos e divertir-se depois do rigoroso Inverno.
A sociedade ia para Londres em massa. As atividades eram variadas, como jantares, bailes, musicais, assistir ao teatro ou a ópera, visitar museus, passeios no parque, visitar zoológicos privados, e passear em balões de ar quente, para citar alguns. Uma família com bons contatos chegava a receber convites para, pelo menos, 70 bailes.


By Wilhelm Gause, Hofball in Wien



Especificamente para as jovens no Mercado Matrimonial, havia o baile semanal do Almack's, às quarta-feiras, nos quais as "patronesses" eram rígidas na hora de permitir quem participaria dele (o famoso baile do qual nossos mocinhos nobres adoram fugir).


Não esquecendo também que a Temporada de Londres era crucial para a classe trabalhadora. Os ricos que chegavam em Londres precisavam de criados para suas casas na cidade. Normalmente, eles transportavam poucos de seus servos da casa de campo para a cidade. Se uma família não possuía uma casa em Londres, ela alugava uma moradia, ou hospedava-se na casa de famliares ou em hotéis. 

Também era a temporada de compras. Muitas. As damas tinham que ter vestidos finos, bem como sapatos, chapéus, luvas, retículas (aquelas pequenas bolsas), o que achassem necessário. Lembrando que era de bom tom a dama não repetir roupas nos eventos.

Os ricos iam ao teatro e à ópera, o que significava mais artistas e empregados para os teatros.

Em suma, boa parte da prosperidade de Londres dependia da Temporada e do "beau monde" que a povoava. Comerciantes e artesãos ganhavam a vida, e os ricos divertiam-se e garantiam o futuro de suas linhagens. 
Parece ter funcionado muito bem para a maioria.




*Fonte > http://donnahatch.com/the-london-season/

Comentários

Postar um comentário