Manda Collins - A Good Rake is Hard to Find (Lords of Anarchy #1)



Ficha técnica: A Good Rake is Hard to Find
Autora: Manda Collins
Editora St. Martin's Paperbacks
Lançamento original: 31/março/2015
Lançamento BR: ainda não
320 páginas
POV: terceira pessoa
Gênero: Romance de Época, Chick Lit; New Adult

Protagonistas: Miss Leonora Craven e Frederick Lisle
Local/ano: Datford, Londres, Inglaterra/ após 1815

"UM JOGO PERIGOSO

O coração partido pela perda de seu irmão, srta Leonora Craven promete descobrir a verdade sobre seu 'acidente', que parece ter sido tudo, menos isso. Jonathan Craven estava envolvido com os Lords of Anarchy, um clube de condução notório, e Leonora não pode se furtar a desconfiar do envolvimento deles nisso tudo. Mas a única maneira de ela poder se infiltrar em seu círculo imprudente é contar com a ajuda do aliado mais próximo de Jonny, Lord Frederick Lisle. Se ele não fosse o homem que quebrou o coração de Leonora ...

UM DESEJO INCONTESTÁVEL

Frederick não fica surpreso ao descobrir que a linda, teimosa Leonora brinca de detetive, mas ele sabe que o Lords of Anarchy significa negócios - e ele não tem escolha a não ser protegê-la. Um compromisso de mentira com Leonora permitiria Frederick levá-la para o clube e começar a investigação. Mas isso não é muito antes que tal compromisso fingido os leve à paixão real. Com tudo a perder, seria o tempestuoso caso deles um risco a correr?"



Jonathan Crave, excelente condutor de carruagem, morre num acidente na mesma e sua carruagem desaparece.
Sua irmã gêmea, Leonora, fica devastada e conhecendo o irmão e sua capacidade de condução, sabia que havia algo de suspeito. Mais ainda quando recebe uma carta do advogado do irmão informando que ele tinha guardado documentos que provavam que Lords of Anarchy, o famoso clube de condução em Londres, escondia segredos de atividades além do que era propagado.
Ao procurar por esses documentos no cofre em que o irmão tinha no quarto, Leonora o encontro aberto e vazio. Alguém também estava ansioso para colocar as mãos em seja lá o que Jonny manteve guardado.

Ela precisava descobrir a verdade sobre a morte dele. Mas o clube era fechado, permitido apenas para cavalheiros. Até mesmo sua amiga Hermione Upperton, tão boa condutora quanto seu irmão fora, tentara se filiar ao clube mas tivera sua petição negada.
Só havia uma pessoa a quem Leo poderia recorrer. Uma pessoa que também amara Jonathan como amigo - estudaram juntos em Eton. A mesma pessoa que ela fora obrigada a abrir mão; Frederick Lisle.

Frederick,  Jasper Fawley, o Conde de Mainwaring, e Piers Hamilton, o Duque de Trent, eram amigos desde a época de Eton. Os três não acreditavam na versão contada sobre a morte de Jonathan. Trent queria descobrir o que houve, mas sabia que sendo nobre que fora à guerra, sua petição de entrada no clube jamais seria aceita (o clube desprezava os militares e a classe trabalhadora). Mainwaring não poderia ir porque todos sabiam o quanto ele detestava conduzir carruagens. Então, só restava Freddy.
Isso sem contar que o presidente do Lords era primo de Freddy, Sir Gerard "Gerry" Fincher.

E quando estavam no meio de todo esse planejamento, no Brooks, clube de cavalheiros, eis que surge uma comoção na porta e ninguém menos que Leonora procurando por Frederick e o acusando de ter ajudado a matar o irmão dela quando o apresentou a seu primo.

Antes de tudo ele precisava acalmá-la. Obviamente ele não teve nada a ver com a entrada de Jonny no clube. Ao contrário, ele havia avisado a Jonny da natureza corrupta de seu primo, mas Jonny e sua gana em querer participar de um  clube do que mais amava fazer, acabou ignorando as admoestações de Freddy.
Quando ela estava mais calma e até mesmo lhe contou sobre a carta do advogado, Frederick lhe confidenciou dos planos em averiguar o que de fato aconteceu.
Claro que conhecendo Leonora, ele sabia que ela não ia querer ficar de fora. Mas se o clube era somente para homens, só havia uma forma de ela ter algum acesso: fingindo ser noiva dele.

O fato é que eles já haviam sido noivos anos atrás. E na verdade Freddy continuava apaixonado por ela, não tendo aceitado o motivo dado por ela para o rompimento.
Como poetisa em fama crescente, Leonora alegou que na ocasião não estava preparada para abrir mão de sua liberdade e abandonar seus escritos. Mas para a família ela alegara que Frederick havia sido infiel a ela, quando ela o vira nos jardins de Vaxhall em companhia de uma dama. Essa versão não ajudou em nada quando Frederick vai a casa dela no dia seguinte pedir a permissão ao pai dela novamente. Mas nenhum dos 2 motivos era real.

Com o noivado devidamente anunciado, os dois começam a investigação. E ao estarem presentes em jantares e festas de fim de semana, Leonora descobre que esposas de outros membros temem pela vida de seus maridos - e gostariam de abandonar o clube, mas têm medo de morrer como Jonathan, Frederick descobre a real natureza do clube, mantida longe dos olhos curiosos nos porões, e ambos descobrem que apesar de todo o esforço em demonstrarem indiferença e nos anos em que estiveram afastados, o sentimento que nutriam um pelo outro estava cada vez mais forte e não tinham mais como negá-lo.

Com medo e vergonha em revelar o real motivo de seu rompimento no passado, mais uma vez Leonora rompe o compromisso e Frederick fica na fossa. Mas com o desaparecimento de outro casal cujo marido era membro do clube, um plano precisa ser feito para deter o assassino e talvez, assim, Frederick consiga ter Leonora de volta.



Um clube que tem uma fachada à sociedade, mas que mantém escondida da lei uma prática desonrosa. Uma vez membro, era proibida a sua saída. E quando Jonathan  entrara com o único objetivo em compartilhar com outros amantes da condução o esporte escolhido por eles, não sabia que acabaria em meio a intriga que dizimaria sua vida.

Leonora por sua vez, abrira mão de sua felicidade por causa de um segredo que nem mesmo sua família sabia. E antes que ela pudesse desgraçar a vida do homem que amava, preferira terminar o compromisso deles. Por duas vezes.

Frederick estava disposto a ter a mulher que amava de volta ainda que isso significasse colocar a sua vida em risco. Além disso, ele tinha uma dívida com Jonathan. Pelos anos de amizade que tiveram, ele não poderia deixar o assassino de seu amigo impune.

Tudo isso em meio a sociedade que vive de aparências, que protege os bem-nascidos e denigre qualquer direito feminino.

A história se passa depois das guerras napoleônicas, quando Napoleão já se encontrava em exílio. A data não é especificada mas no livro #2 o período é mencionado.
Apesar do enredo ser interessante, não senti conexão com o casal principal. Desde o primeiro piti que Leonora deu na porta do Brooks, não me trouxe simpatia, mesmo entendendo as razões dela. E o fato de ela ter mentido para a própria família inventando o motivo de ter rompido o noivado com Frederick, não gostei.
O desfecho dado à história foi interessante e gostei bastante dos personagens secundários (os dois amigos de Freddy, Trent e Manwairing, e das amigas de Leonora, Ophelia e Hermione).
Ritmo bom. Sem cliffhager.
Próximo livro...



4 estrelas

Sobre a autora

Goodreads  |  Website  |  Facebook  |  Twitter
  

*Gravura>> Jon Paul Ferrara >> www.jonpaulstudios.com

Comentários