ESQUENTA BIENAL | Maggie Stiefvater - Lírio Azul, Azul Lírio (Saga dos Corvos #3)



Ficha técnica: Lírio Azul, Azul Lírio (Blue Lily, Lily Blue)
Autora: Maggie Stiefvater
Editora Verus
Lançamento original: 2014
Lançamento BR: 2015
347 páginas
POV: terceira pessoa
Gênero: Romance contemporâneo; Mistério; Young-adult

Protagonistas: Blue; Gansey; Ronan; Noah; Adam
Local/ano: Henrietta, Virgínia; Washington/atual


"A complexa teia de intrigas, magia e ação torna-se ainda mais enigmática no terceiro volume da série Blue Sargent encontrou coisas. Pela primeira vez na vida, ela tem amigos em quem pode confiar e um grupo ao qual pertencer. 

Os garotos corvos a acolheram como se ela fosse um deles. Os infortúnios deles tornaram-se dela e vice-versa. O problema de coisas encontradas, porém, é a facilidade com que podem se perder. Amigos podem trair. Mães podem desaparecer. Visões podem iludir. Certezas podem se desfazer."


A caça ao rei galês Glendower continua, e dessa vez o grupo de 5 amigos conta com a ajuda do Prof. Malory, um velho amigo de Gansey do Reino Unido.
E cada vez que eles parecem estar mais próximos de seu objetivo, novos obstáculos surgem.
Da vez anterior era o Homem Cinzento, um assassino de aluguel, que adora se vestir de cinza, e estava atrás de Greywaren. Agora que aquele saiu da jogada, e até mesmo se apaixonou pela mãe de Blue, Maura, é a vez do empregador do Homem Cinzento surgir para atrapalhar os planos dos jovens.
Este seria muito mais difícil de ser eliminado.

Mas com o passar do tempo, cada um deles passa a tomar mais ciência dos estranhos poderes que os cercam, e passam a manipulá-los melhor.

A única que ainda parece perdida quanto a seu valor é Blue. Mas isso também não dura muito, porque logo ela descobre qual é o seu real poder - além de potencializar o poder das outras pessoas.

Todas as pesquisas de Gansey e Malory convergem para uma caverna, e é Blue quem acaba descobrindo como chegar até ela. Esta esconde mais do que o túmulo de Glendower. Segundo o dono das terras onde a caverna se localiza, há uma terrível maldição tanto para a família dele quanto para outros que entrem. Vidas devem ser sacrificadas para aplacar a ira dos "deuses".

Para piorar toda a situação, Maura está desaparecida e tudo leva a crer que ela foi atrás do pai de Blue, Artemus, aquele que praticamente não deve ser nomeado.

Intrigas, segredos, poderes, lutas. 
Ronan tenta aumentar seus poderes porque ele acaba de descobrir um terrível segredo a respeito de sua família; Adam está dividido entre seus novos poderes, e sua vida mundana, na qual ele está processando seu próprio pai por maus-tratos; Noah está morto, mas continua surpreendendo com suas aparições; e não esqueçamos que ainda há aquela maldição sobre Blue de que ela não pode beijar o amor de sua vida ou ele morrerá. Ela e Gansey tentam manter o que sentem sob controle, mas sobre ele já paira uma ameaça de morte.

São muitos mistérios e algumas perguntas em andamento de suas respostas.
A cada vez que começo a ler um novo livro da saga eu me sinto como se estivesse fazendo uma grande faxina. Nas primeiras páginas há uma desconstrução; tudo parece meio perdido; mas quando chega mais lá na frente, as peças começam a se encaixar, mistérios são revelados, a ação se torna maior. Um carrossel de emoções, ora querendo arrancar as páginas do livro, ora não conseguindo largar.
É uma série instigante. Tem que ler prestando muita atenção. Cada detalhe é importante. E mais do que nunca quero saber como isso vai acabar.
O livro #4 ainda não tem capa revelada, mas tem data marcada de lançamento: fevereiro/2016.

4,5 estrelas.


Faltam  13 dias para a Bienal/RJ

Comentários