Marie Lu - Legend: A verdade se tornará a lenda (Legend #1)



Ficha técnica: Legend
Autora: Marie Lu
Editora Rocco
Lançamento original: 2011
Lançamento BR: 2014
255 páginas
Gênero: distopia/young-adult
POV: primeira pessoa - Day e June

Protagonistas: Day e June Iparis
Local/ano: Los Angeles, California - República da América/ 2130 D.C.

"A Verdade Se Tornará Lenda - Ambientado na cidade de Los Angeles em 2130 D.C., na atual República da América, conta a história de um rapaz – o criminoso mais procurado do país – e de uma jovem – a pupila mais promissora da República –, cujos caminhos se cruzam quando o irmão desta é assassinado e a ela cabe a tarefa de capturar o responsável pelo crime. 

No entanto, a verdade que os dois desvendarão se tornará uma lenda. 
O que outrora foi o oeste dos Estados Unidos é agora o lar da República, uma nação eternamente em guerra com seus vizinhos. 
Nascida em uma família de elite em um dos mais ricos setores da República, June é uma garota prodígio de 15 anos que está sendo preparada para o sucesso nos mais altos círculos militares da República. 
Nascido nas favelas, Day, de 15 anos, é o criminoso mais procurado do país; porém, suas motivações parecem não ser tão mal-intencionadas assim. 
De mundos diferentes, June e Day não têm motivos para se cruzarem – até o dia em que o irmão de June, Metias, é assassinado e Day se torna o principal suspeito. Preso num grande jogo de gato e rato, Day luta pela sobrevivência da sua família, enquanto June procura vingar a morte de Metias. Mas, em uma chocante reviravolta, os dois descobrem a verdade sobre o que realmente os uniu e sobre até onde seu país irá para manter seus segredos."

Se você é fã de Jogos Vorazes e Divergente, também vai gostar dessa trilogia. Como toda distopia, nem tudo é o que parece, os sobreviventes de algum grande holocausto vivem sob um regime ditatorial que os engana a céu aberto e o final da trilogia é sempre surpreendente. Preparado para mais uma?

Dois jovens da mesma idade, June e Day.
Uma nasceu numa família de posses e privilégios. Prepara-se para, assim como seu irmão bem mais velho, Metias, tornar-se uma grande militar, uma líder. June foi a única, conhecidamente, que conseguiu pontuar a Prova em 1500.

A prova é feita aos 10 anos de idade e a partir de seu resultado, o futuro da criança está traçado.
Day não teve a mesma sorte que June...

Ao fazer a prova e ser reprovado, com menos de 800 pontos, Day foi afastado de sua família e levado aos campos de trabalho, sem sequer poder se despedir. Mas ao chegar lá, a verdade era bem diferente da pregada pelo governo e ele conseguiu escapar. Seu antigo eu foi dado como morto e ali nascia Day, o famoso criminoso que nenhuma autoridade conhecia o rosto.

Os tempos eram difíceis. A Praga assolava aquela parte do país. O medicamento para o tratamento era caro e os pobres em praticamente sua totalidade sucumbiam à doença.
Ao descobrir que seu irmão caçula, Éden, está contaminado, Day invade um hospital em busca do remédio. E na fuga ele acaba ferindo um soldado. Pouco tempo depois esse soldado é dado como morto e Day, o principal suspeito, será caçado dia e noite. June tem formação na Academia antecipada para ser a principal articuladora à caça de Day. E ela consegue...

Mas esse encontro mostra a June duas coisas: primeiro que Day não era o monstro que o governo pregava. Depois, havia podridão debaixo do tapete.

Ao encontrar uma mensagem em código que seu irmão lhe deixara, June descobre todo o segredo que eles não querem revelar; por que e como um jovem prodígio como ela, que também havia alcançado 1500 pontos, acabou transformado num delinquente, e que Day acaba sendo a melhor opção de June para vingar a morte do irmão...

O livro não é muito grosso, mas é bem interessante.
Ao mostrar os dois POV, a autora teve o cuidado de manter o leitor informado todo o tempo de tudo que acontece. O início da revelação de todo o segredo mantido pelo governo já começa a acontecer neste volume, não deixando o leitor tão agoniado assim.
A forma de escrita é um pouco amadora; creio que a autora começou a escrever esta trilogia quando ainda era bem jovem, mas isso não impede que o leitor seja capturado pelo enredo.

A trilogia continua com os livros PRODIGY e CHAMPION, já lançados pela editora.
Há um grande fã clube incentivando que esta trilogia também se torne filme.

4,5 estrelas

Sobre a autora


Goodreads  |  Tumblr  |  Website

Comentários