Stephen Hunt - A Corte do Ar (Jackelian #1)



Ficha técnica: A Corte do Ar (The Court of the Air)
Autor: Stephen Hunt
Editora Saída de Emergência
Lançamento original: 2007
Lançamento BR: 2013
540 páginas

"Dois órfãos em fuga, cada um com o poder para salvar o mundo.

Quando a órfã Molly Templar testemunha um assassinato brutal no bordel onde foi colocada como aprendiz, seu primeiro instinto é correr de volta para o orfanato em que cresceu. Ao chegar lá e encontrar todos os seus amigos mortos, percebe que ela era o verdadeiro alvo, pois seu sangue contém um segredo cobiçado pelos inimigos do Estado

Enquanto isso, Oliver Brooks é acusado pela morte do tio, seu único familiar, e forçado a fugir na companhia de um misterioso agente da Corte do Ar. Perseguido pelo país, Oliver se vê cercado de ladrões, foras da lei e espiões, e pouco a pouco desvenda o segredo que destruiu sua vida.

Molly e Oliver serão confrontados por um poder antigo que se julgava destruído há milênios e que agora ameaça a própria civilização. Seus inimigos são implacáveis e numerosos, mas os dois órfãos terão a ajuda de um formidável grupo de amigos nesta aventura cheia de ação, drama e intriga."

STEAMPUNK.

Desde que descobri o gênero Steampunk virei fã. Isso porque este estilo de livro traz todas as possibilidades que podem existir numa história. Se esta é escrita na época da Regência, ainda assim muito da tecnologia moderna existe lá, o que torna tudo surpreendente. Você nunca sabe o que o autor pode inserir no enredo, totalmente fora de época.

Ao mesmo tempo, há o perigo de a história ficar caricata, uma verdadeira colcha de retalhos, na qual você  - leitor - acaba se sentindo meio que como um cego em tiroteio.

"A Corte do Ar" tem um enredo que definitivamente prende sua atenção. Os personagens centrais são bem jovens, mesmo o autor não precisando suas idades. Entretanto, suas ações parecem ser de pessoas bem mais velhas.

A descrição do cenário, o Reino de Chacália, é fantástica. Uma Londres ultra moderna para os padrões da época, que, de certa forma, também não é bem especificada. Coisa de doido, eu sei.

A sinopse acima dá uma boa ideia dos principais pontos da história.
Minhas considerações:

A capa é linda. Muito mais bonita até que as opções lá de fora.




Não senti conexão com os personagens centrais.
Como disse, eles são bem jovens e têm certas características que fazem com que sejam tão procurados por tantas pessoas ao longo do livro, além de, os dois juntos, possuírem a resposta para salvarem todos. Mas mesmo com tanta coisa acontecendo ao redor deles, em nenhum momento eles se questionaram o porquê de estarem sendo perseguidos daquela maneira. Em várias ocasiões o comportamento deles parecia de alguém bem mais velho, o que até me fazia esquecer que eles eram tão jovens para tamanha missão.
Quanto aos outros personagens da trama, tem vários, e às vezes eu me perdi com tantos nomes. 

O ritmo da história é bom em alguns momentos, lento em outros.

Ponto positivo: a descrição feita da atmosfera e dos locais é bem vívida. O estilo steampunk foi bem representado aqui.

Ponto negativo: o mistério num livro tem sua hora de ser revelada, isso é óbvio, mas ainda assim, chega num determinado ponto - ou página - que algo deve começar a ser revelado, senão, o leitor começa a "se mexer na cadeira". Confesso que eu "me mexi na cadeira" em alguns momentos. As páginas iam passando e eu não conseguia descobrir qual era a grande questão para tanto mistério. Por que queriam matar Molly? Por que mataram o tio de Oliver?

Claro que ao final do livro algumas das respostas apareceram, assim como novas questões, para dar continuidade à série.
Li num site que este livro nos brinda com uma atmosfera à la Dickens. Bom, se você é fã deste autor, na certa vai adorar este livro.
Muita aventura, uma pitada de drama e um estilo tecnológico doido de se ver (ler).

É o típico livro "ame-o ou deixe-o".




Sobre o autor


Comentários

  1. Tenho muita curiosidade de ler esse estilo, pois vim saber dele há muito pouco tempo. Esse livro ta na minha lista e quero muito le-lo só pela capa kkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir

Postar um comentário