Nora Roberts - Dália Azul [Trilogia das Flores #1]



Ficha técnica: Dália Azul - Trilogia das Flores #1  (Blue Dahlia)
Autora: Nora Roberts
Editora Bertrand Brasil
Lançamento original: 2004
Lançamento BR: 2012
375 páginas

"Stella Rothchild tem compulsão por planejar tudo em sua vida, o que, segundo ela própria, a mantém longe de imprevistos. Quando se apaixona perdidamente, o leitor verá a luta dela para evitar ir contra tudo que sempre defendeu. O livro começa com a morte repentina do marido da protagonista e sua mudança, com os dois filhos, de Michigan para Memphis. Ela vai morar na misteriosa Harper House onde trabalhará como responsável pelo famoso e enorme viveiro de plantas. Na mansão centenária, mora a severa Roz Harper e também a assombração da Noiva Harper, que anda pelos corredores cantando canções de ninar. Depois de um período de luto, Stella reencontra a felicidade em sua nova casa e seu trabalho, e descobre em Roz uma ótima amiga. Quem também fará parte de sua vida é o designer Logan Kitridge, que ela odeia no primeiro momento, pois é a sua antítese: vive no caos, é impulsivo e não planeja o futuro. Com o tempo, a tensão torna-se admiração e amor. O único problema: a Noiva Harper não suporta a felicidade alheia. Dália Azul traz um mistério bem-elaborado, aliado a personagens que agradarão demais os leitores. Ao longo da trama, apenas pequenos detalhes da Noiva Harper são divulgados, deixando a história ainda mais instigante."






Coincidentemente mais um livro que fala sobre fantasmas, mas, ao contrário do anterior, neste, o fantasma não fala, não é irritante. Apenas canta uma antiga canção de ninar.

Normalmente as histórias da tia Nora têm algo a ver com o passado. Os seus prólogos trazem algo da família ou de algum personagem em questão. 
Neste a fantasma que já fazia parte da lenda familiar, começa a causar um certo rebuliço desde a chegada da personagem Stella e seus dois filhos pequenos. Algo sempre tinha a ver com crianças e finalmente agora, a partir de uma série de acontecimentos, Stella, a dona da casa Roz e mais uma nova moradora grávida, Hayley, decidem investigar qual foi a triste história dessa antiga moradora da mansão...

Apesar de ser uma história um tanto sobrenatural, tudo flui bem. Desde os acontecimentos envolvendo os novos moradores, até o romance na vida da viúva Stella.

Gostei bem mais do desenvolvimento desta trama - o romance em si -, talvez por ser um livro relativamente mais novo (de 2004), diferente do romance do livro da trilogia Estrelas de Mithra, em que tudo acontece a toque de caixa...

Um outro ponto positivo desta trilogia é que, tirando o livro 3, em que a personagem principal ainda está na casa dos 20 anos, apesar de ser mãe solteira, ou seja, ela tem um histórico de vida a mais, os dois primeiros livros trazem personagens mais maduras (Stella na casa dos 30 anos, e Roz na casa dos 40). Isso muda um pouco aquele foco de que heroína tem de ser sempre a mocinha mais nova. Histórias com mulheres mais experientes têm uma riqueza diferente a ser explorada.

O segundo livro da trilogia, Rosa Negra, já foi lançado. Ainda não sei quando sairá o terceiro, o que já se torna um problema porque gosto de ler as trilogias da titia numa tacada só.

Comentários