Tinha uma Fera no meio do Caminho....


Os Contos de Fadas estão mais presentes em nossa vida do que a gente imagina.
Tudo começa quando somos crianças, e somos apresentados a eles pelos nossos pais. Histórias mirabolantes de seres mágicos ou de pessoas como nós, mas que têm a oportunidade de lidar com aventuras nunca antes imaginadas.

Depois vem todo o romance. Ahhh...o romance!! Os príncipes em seus alazões, valentes, defendendo a honra da mocinha a qualquer custo. E no final o "felizes para sempre".

A gente cresce, aprende a duras penas que nada é fácil, mas algo mágico ainda habita em nosso interior; senão como se explica a procura pelos filmes de aventura e magia, os filmes futuristas com seus vilões em suas capas negras, ou as maravilhosas naves estelares? Simplesmente mudamos o nome de Conto de Fadas para Sci Fi ou literatura fantástica. No fundo, tudo a mesma coisa.

Na literatura isso é mais latente. Seja num livro histórico, contemporâneo, futurista, a magia está ali, presente.
Nos romances, os chamados livros de mulherzinha, os contos de fadas são um ingrediente mais que especial. E eu, grande fã, admito minha admiração pelo conto d'A Bela e a Fera.

Isso faz parte do imaginário feminino: conhecer alguém diferente, marcado por problemas ou traumas, inacessível, mas que se torna totalmente dependente da mocinha, se modifica por ela e se descobre completa e absurdamente apaixonado.
Isso já foi bem mostrado nas telinhas ou telonas, seja a Fera uma pessoa transformada pela magia, nascida naquela forma, ou coberta por cicatrizes.

filme de 1946

seriado dos anos 1980's


filme A Fera, de 2011


novo seriado do canal ABC (2012-13)


Como gosto da história, do tema, de tudo que diz respeito a pessoas "feras" que precisam de uma "bela" para se modificarem, decidi postar alguns livros com esse tema.
Na maioria das vezes o mocinho terá cicatrizes causadas por guerra ou algum acidente. A partir daí tornaram-se anti-sociais, arrogantes, distantes.... Mas como sempre há alguém para um outro alguém, nada é impossível.

Espero que goste dos títulos que serão postados. Nem todos foram publicados em português ou são de escritores famosos., mas com certeza, após transcederem seus problemas, haverá diversão e romance à vontade para fazer a mulherada suspirar.

Divirta-se!!


Comentários