Suzanne Collins - Em Chamas (Jogos Vorazes #2)



Ficha técnica: Em Chamas (Catching Fire - The Hunger Games - book  #2)
Autora: Suzanne Collins
Editora Rocco
Lançamento original: 2009
Lançamento BR: 2011
413 páginas


LITERATURA YA (YOUNG-ADULT)

***CONTÉM SPOILER***

Após vencerem a vigésima quarta edição dos Jogos Vorazes, a vida de Katniss e Peeta deveria mudar drasticamente. A começar por eles nunca mais precisarem correr atrás de comida. E suas famílias morariam na vila dos vencedores, habitada até o momento pelo único vencedor  ainda vivo do distrito 12.
Entretanto, a maneira usada para vencer os Jogos não agradou em nada o Presidente Snow. Ele sentiu-se ameaçado pela força de Katniss. E na realidade, as revoltas que há muito vinham sendo planejadas em outros distritos, viram em Katniss o exemplo perfeito de luta.
Irritado com a repercussão de tudo isso, Katniss e Peeta são surpreendidos ao serem reconvocados aos Jogos do ano seguinte.
O que o Presidente não contava era que o casal já havia caído no gosto popular até dos habitantes da Capital, e a revolução era só uma questão de tempo....



Enganada. Assim foi como imagino que Katniss sentiu-se ao ver que o que era para ser uma vida tranquila, tornou-se seu pior pesadelo. Desde que se ofereceu como tributo no lugar da irmãzinha Prim, a vida de Katniss tornou-se lutar. Lutar para sobreviver, lutar para agradar, lutar para trazer Peeta vivo para casa, lutar em disfarçar... E qual foi a surpresa ao ver-se novamente na arena, tendo que lutar por algo que nem ela mesma havia alcançado sua magnitude.
A descoberta do amor, a confusão sem saber ao certo qual era o que ela mais amava: Gale, seu amigo de caçada, ou Peeta, a quem aprendeu a amar pela convivência em arena, e, principalmente após a revelação dele de que sempre fora apaixonado por ela.
O seu broche torna-se o símbolo da Resistência - o pássaro que imitava o cantar dos seres humanos. O canto ensinado a Katniss pela Rue.


Assim como o primeiro livro, este é narrado em primeira pessoa pela protagonista. Entretanto, este contém mais cenas de interação, com isso, mais diálogos. O primeiro livro é bem mais descritivo e mostra os pensamentos dela.

O livro tem todos os ingredientes para prendê-lo na leitura: uma heroína que ainda não sabe o poder que tem; dois fortes "cavaleiros" lutando pelo amor da mocinha; rebelião; aventura, e um desfecho que faz você querer imediatamente começar a leitura do terceiro.
A partir desse você se sente meio que tendo que decidir de qual lado torcer: team Peeta ou team Gale (meio Crepúsculo isso, não? Mas isso é literatura YA).
Somente o mais capaz vencerá. Os Jogos Vorazes continuam!!


"Só quero passar todos os minutos possíveis do resto
da minha vida com você." -Peeta (pág. 258)



Comentários