Maggie Black & Deirdre Le Faye - The Jane Austen Cookbook



Ficha técnica: The Jane Austen Cookbook
Autoras: Maggie Black & Deirdre Le Faye
Editora McClelland & Stewart
Lançamento original: 1995
Lançamento BR: ainda não
128 páginas

"I always take care to provide such
things as please my own appetite."
- Jane Austen's Letters

BIOGRAFIA.


Por suas cartas e livros nós bem podemos chegar à conclusão de que Jane Austen gostava muito de fazer três coisas: escrever, dançar e comer.
Várias são as citações em suas cartas à sua irmã Cassandra sobre o que ela, sua família e seus convidados comiam nos jantares ou ceias. Portanto, nada mais justo do que cedo ou tarde alguém ter a ideia de escrever um livro sobre as refeições, as receitas e o costume à mesa de sua época.

Isto foi feito magistralmente no livro "O Livro de Receitas de Jane Austen".
Não que a própria Jane cozinhasse, mas pelo que parece, o livro de receitas que circulava pela sua casa e vida tornou-se uma peça de suma importância.

Na primeira parte do livro, a cargo da historiadora austeniana Deirdre Le Faye, temos a parte da pesquisa histórica: a vida social e doméstica nos tempos de Jane Austen; as passagens de refeições citadas em seus romances e cartas; e o famoso livro de receitas de  Martha Lloyd. Martha era uma grande amiga de Jane, além de ter se tornado a segunda esposa de Francis Austen, irmão de Jane.

Na segunda parte, a cargo da historiadora culinarista  Maggie Black, vem as receitas. Mas elas foram divididas em temas: as receitas prediletas da família; para entreter os convidados; picnics e visitas; compotas (doces e salgadas); reuniões e ceias, e um capítulo delicioso de como seria o menu d'O Jantar do Sr. Darcy ou O Jantar que Nunca Aconteceu.




O livro é ricamente ilustrado com gravuras e pinturas de época.
As explicações de como se davam as refeições são bem detalhadas, mostrando as diferenças de costumes às refeições entre quem vivia na cidade e no campo.
Antes de cada receita vem uma explicação - da época do caderno original - do modo de fazer ou um versinho, como o da pág 62 para a receita de pudim de pão.

Ainda não testei nenhuma das receitas, mas já está nos meus planos. E assim que forem testadas, serão compartilhadas em meu outro blog borboletanacozinha.blogspot.com. É só aguardar. ;)

"The Vegetable Stall"  by Thomas Heaphy



Comentários