Dragões (Magazine)


Há muito tempo tenho uma simpatia por esses seres. Nunca gostei dos filmes em que os dragões eram os bandidos e tinham que ser mortos para salvar a mocinha ou um povoado. Via-os (os filmes) sempre com desconfiança. Por que o ser humano não podia ser amigo de um dragão?
Passaram-se anos e eis que um menininho, ao assistir o filme "Coração de Dragão" fez-me voltar a gostar dessas criaturas. A partir dali, ele e eu passamos a procurar por filmes, revistas, livros, tudo e qualquer coisa que falasse sobre dragão. E, de preferência, a favor.


Numa de nossas andanças pela rua acabamos por nos deparar com uma revista que falava sobre o assunto. A revista (no local onde a achamos) não estava à venda, então, tivemos que entrar em contato com a editora para adquiri-la.


Ficha técnica: Coleção Lendas, Mitos e Fantasias - Dragões
Editora Minuano (www.edminuano.com.br)

Gravuras, histórias, lendas, tais como sobre o Dragão Europeu, o Oriental, os Mitológicos, os dragões no cinema e o de Komodo.
As gravuras são muitas e as informações também. Tudo desde a época pré histórica, Asgard, egípcios, a lenda de Beowulf, de Sigurd, dos apaches e astecas. Enfim, uma centena de lendas e mitos que eu nem fazia ideia que existiam.
Mas para quem realmente gosta do assunto, ainda há mais...


Um dos livros mais lindos sobre dragões é de Ciruelo.

Ficha técnica: The Book of the Dragon
Autor Ciruelo Cabral
Editora Union Square Press
Lançamento original: 2000
Relançamento: 2005
143 páginas



Este livro além de conter as mais belas lendas e histórias sobre dragões, possui as melhores gravuras que eu já vi. A beleza e a imponência dos vários tipos foram imortalizadas pelas mãos de Ciruelo. Indicado para crianças e adolescentes.




as 3 gravuras acima by Ciruelo

Um outro livro que fala tudo sobre dragões mais parece um fichário, contendo informações catalogadas ao longo de vários anos de estudo...

Ficha técnica: Dragonology - The Complete Book of Dragons
Autor: Dr. Ernest Drake
Editora Candlewick Press 


Fotos, mapas, pedaços de membrana de dragão, classificação dos tipos,a linguagem, código de conduta. Um verdadeiro tesouro para quem quer conhecer a fundo. Ricamente ilustrado e de fácil entendimento para nós, os leigos. Este é mais indicado para crianças.

E por último, mas não menos rico...

Ficha técnica: Dragon - A Natural History
Autor: Dr. Karl Shuker
Editora Metro Books - A Marshall Edition
Lançamento original: 1995
120 páginas



De  tamanho médio, este livro super colorido e bem ilustrado também traz lendas, histórias e curiosidades a respeito das várias espécies de dragões. As gravuras e fotos foram tiradas de museus e livros históricos das várias civilizações que têm o dragão como um forte personagem em suas lendas. Mais indicado para o público adulto.



Enfim, esta é mais uma de minhas paixões.
Hoje em dia há muita literatura explorando este filão, como a saga de ERAGON (o último livro Eldunare deve ser lançado pela Rocco no segundo semestre) até a série mais infantil COMO DOMAR SEU DRAGÃO. Filmes também foram lançados contendo os dragões como seu personagem principal (e nem sempre como os "bad guys").
Possibilidades de aprender sobre esses seres inteligentes, mágicos e especiais não faltam. Basta que você ache o melhor filão, o que mais lhe agrada.

"Far away in the twilight time
Of every people, in every clime,
Dragons and griffins and monsters dire,
Born of water, and air, and fire,
Or nursed, like the Python, in the mud
And ooze of the old Deucalion flood,
Crawl and wiggle and foam with rage,
Through disk tradition and ballad age."
(John Greenleaf Whittier)


Comentários