Livros que nos emocionam # 1


Já parou pra pensar na citação acima?
Ler é diversão. É também cultura, mas não aquela acadêmica, obrigatória. Ler é uma viagem astral.
Para que e por que ler um livro chato? Ok se você está lendo-o por conta de uma disciplina escolar, fazer resumo, prova, aquele blá blá blá ACADÊMICO. Mas se você o está lendo por escolha, então, ESCOLHA!!!!

Esta semana uma pessoa querida enviou-me a seguinte definição de um bom livro:

" Livro bom é aquele que tira o sono, que nem paixão. 
Você acorda pensando nele, quer saber o que ele tem nas outras paginas, 
e fica furiosa quando alguem interrompe seu momento com ele. 
Livro bom leva você ao climax de uma paixão. 
Mexe com todas as suas emoções e mesmo quando acaba, 
você nunca mais esquece dele. 
Tudo bem, defini o homem da sua vida, 
mas foi a melhor comparaçao que encontrei."

E não é que é verdade?
Baseada nisso resolvi listar os livros que me marcaram. Aqueles que de alguma maneira fiquei com pena quando terminei de ler, que fiquei pensando por dias, que comentei sobre eles com outras pessoas, que quis compartilhar as alegrias ou angústias vividas durante aqueles dias de leitura.
Quem sabe isso te inspire a criar a SUA lista, a reviver aquelas emoções e sorrir com cada lembrança. O ano está acabando. Vale a pena reviver boas emoções...

1. A Menina que Roubava Livros ~ Marcus Zusak ~ Intrínseca

Durante a Segunda Guerra Mundial Liesel viveu todos os horrores possíveis: a fome, a morte de familiares, as privações, os maus tratos. Até que ela encontra os livros. Tudo muda. Ao longo da narrativa ela rouba quatro livros, e cada um tinha um significado. Conforme a menina vai crescendo e entendendo  tudo que ocorre a seu redor, só a leitura lhe traz paz.
Não há como não se envolver com a história. Reviver os horrores do nazismo, da fome, do extermínio em massa, da perda. Um livro que me levou a chorar e a sorrir. E a encantar.
Prepare-se porque a Dona Morte será o seu anfitrião nessa viagem.

2. Terapia do Chocolate ~ Cathy Lamb ~ ARX

Um vestido de noiva pendurado e largado numa árvore na beira da estrada dá início à história de Julia. Sua vida carregada de abusos e sofrimentos, encontra a paz numa pequena cidade do interior, na casa da tia Lydia. E o chocolate, companheiro nas horas difíceis, torna-se seu cartão de visita à sua recuperação.
O típico caso de dar a volta por cima. Quando a gente pensa que não tem mais saída, uma luz fraca põe-se a brilhar no fundo de alguma coisa. Mais do que atrair os verdadeiros chocólatras à leitura, o romance contemporâneo traz uma lição de vida e desperta uma palavra muito esquecida: ESPERANÇA.

3. Ransom ~ Julie Garwood ~ Pocket Books Fiction

Guerreiros das Terras Altas ajudam-se mutuamente a desvendar um mistério. Um romance medieval, digno de cinema, com paisagens paradisíacas, diálogos engraçados e enredo bem feito. Uma pena que até o momento não existe esse livro editado por alguma editora no Brasil, apesar de a autora ser bem conhecida por aqui.
Bom para quando a gente (nós mulheres) precisa sair um pouquinho da realidade e fantasiar com o príncipe encantado. Um pouquinho de fantasia faz bem à saúde, viu, rapazes?

4. A Maldição do Tigre ~ Colleen Houck ~ Arqueiro

Um livro novíssimo. Uma série que está apenas começando.
Um príncipe indiano amaldiçoado e preso a um corpo de tigre. Para quebrar a maldição é preciso solucionar uma série de charadas, viajar a terras distantes e mágicas, acreditar no inacreditável.
É um daqueles livros em que você VIVE cada cena.Não só porque a autora descreve-as muito bem (o que é fundamental), mas porque você realmente quer saber o próximo passo a seguir.
Até agora mais quatro livros estão certos de serem lançados. Nas mãos de um diretor competente, daria um filme e tanto.

5. Mutação ~ Robin Cook ~ Record

Eu sei que "COMA" é bem mais famoso, mas o meu preferido é esse. Ciência, tecnologia e horror se misturam nesse enredo. E mais, um fator surpresa ocorre no final deixando tudo mais eletrizante. Se levado a sério, arrepia saber que algo desse quilate pode estar ocorrendo no submundo da área científica.

6. Encantos do Jardim ~ Sarah Addison Allen ~ Rocco

Mulheres feiticeiras? Ao longo dos séculos o conhecimento feminino a respeito das ervas medicinais foi considerado bruxaria, e muitas morreram por ousar ajudar os outros. Na família Waverley não era diferente. As mulheres e seus dons especiais assustam e encantam todos na pequena cidade de Bascom.
Amizade, solidariedade, reencontros, buscas são trazidos à baila nesse romance. E uma personagem muito fofa, e diferente, faz o maior sucesso na história. Adivinhe de quem falo....

7.  O Pão da Amizade ~ Darien Gee ~ Lua de Papel

Mais uma personagem chamada Julia é socorrida graças à amizade. E através de uma receita de pão. O pão famoso, que deve ser partilhado com outros, conhecidos ou não, faz o milagre de juntar mulheres fortes (ou pelo menos ajudá-las a se verem fortes) para resolverem seus conflitos mais secretos.
O personagem principal, o pão é claro, costura a trama e nos faz querer, mesmo que à distância, participar. E como seria isso? Assando o pão, ora bolas!!!
Vem com receitas e dicas de como partilhar.
Leia de coração aberto. O livro não te julga e ainda te ajuda.

Depois volto com mais livros que me emocionaram.


Comentários